Está na hora de comentar sobre os cenários e a arte por cima deles!
E prepare-se, pois este é talvez o maior post do blog!
Explicando resumidamente o conceito da última fase, tudo se passa no reino de Conventus, onde é travada uma épica batalha e há o confronto final com o chefão do jogo e assim como as demais fases, a terceira está dividida em três partes: 3-1, 3-2 e 3-3.
Fase 3-1
Na fase 3-1, o que acontece é a batalha inicial, nos portões de conventus, eu preciso admitir que este foi o cenário em que menos trabalhei já que me focava mais com o tempo, e não me preocupei muito em detalhá-lo, até porque eu fui aprender melhor como trabalhar com o Photoshop fazendo este cenário. Esse cenário é fixo, portanto não vai mudar se o jogador tentar avançar pela tela.
Como podem observar, a fase inteira é no pôr-do-sol, dando uma maior dramaticidade para os cenários.
Depois de pronto, vi que faltava algo no cenário, e decidi colocar uma iluminção mais adequada.
Fase 3-2
Agora percebam o que eu disse sobre evoluir minhas habilidades com a última fase!
Este último cenário é bem maior que os outros, já que ele vai rolar pela tela e o jogador precisa sair da esquerda e chegar até o final.
Clique na imagem para ampliar e caso queira ver mais próximo ainda, use o "CTRL +" ou "CTRL -" para ajustar o zoom.
Foi um trabalho extremamente difícil, principalmente para colocar tantos detalhes como os corpos e desenhar 4 tipos diferentes de árvores. Foi feito um céu separado para ficar fixo no fundo da tela, de modo que o cenário corresse e o sol ficasse sempre como plano de fundo, e novamente na temática do pôr-do-sol. Um exemplo de como seria o cenário se visto nas dimensões da interface do jogo:
Repare no insano número de flechas e de como foi trabalhado o sombreamento de cada àrvore individualmente. Tive que manter um limite de detalhes para que o cenário não quebrar o estilo visual dos personagens.
Fase 3-3
Por fim, à menina dos meus olhos.
Este último cenário é onde o chefe legião enfrenta os guerreiros, e depois de se transformar quebraria o cenário em pedaços, coisa que não aconteceu, pois não fiz uma versão do cenário destruída.
Para desenvolver o conceito do cenário pensamos: "Precisa ser um local com um significado para este povo, que contenha elementos simbólicos e mantenha toda a dramaticidade de um confronto final"
Pensando nisso, fiz uma estátua de uma heróina do reino de Penae chamada Charlotte Colde.
Nesta foto temos a versão final do conceito da estátua, esta que passou por várias modificações, sobretudo com a vestimenta da heroína.
E aqui temos a versão da estátua com a iluminação finalizada.
E finalmente as duas versões finais do cenário, uma sem o efeito da luz do sol, e a segunda com:
Devo dizer que trabalhei insanamente em cima desta estátua, procurando deixá-la o mais bonita possível. O único elemento que eu acho que está simples demais neste cenário é o chão com os blocos de pedra.
Cruzando os mares
E por fim, um cenário que foi feito inicialmente para uma das animações que tem no jogo, aquela onde aparecem os navios e as cavaleiras com seus pegasus voando. Utilizei o mesmo sol do cenário 3-3 para poupar tempo e trabalho, e acabou ficando muito bom.
Fiz duas versões, uma com a água mais escura, já que estava anoitecendo, porém achei que ficou escuro demais e clareei ela para ficar mais agradável.
E ficamos por aqui sobre o assunto "cenários", pelo menos da minha parte.